A 3R Petroleum informou nesta quarta-feira (13), em comunicado ao mercado, a retomada gradual das atividades operacionais da Refinaria Clara Camarão. A medida ocorre após parada para manutenção programada, que teve início no dia 21 de setembro passado. Segundo a companhia, o retorno completo das operações deve ser concluído ainda este mês.
A operadora destaca que as atividades de manutenção ocorrem de acordo com o planejamento e orçamento previstos. Ainda conforme a companhia, a execução do serviço está em conformidade com o cronograma de trabalho previamente comunicado à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e aos demais operadores e stakeholders que utilizam a infraestrutura do Ativo Industrial de Guamaré.
À época do anúncio de paralisação, a 3R Petroleum informou que atividades já estavam previstas para serem realizadas antes mesmo de a petroleira assumir o ativo. Justificou, ainda, que a medida aumentará a confiabilidade e segurança na operação. A paralisação iniciada em setembro faz parte de estratégia para recuperar a capacidade nominal das unidades de refino U-260 e U-270, transferidas para a companhia com capacidade para processar cerca de 75% de sua capacidade nominal.
Produção não foi afetada
Adicionalmente, a Companhia informa que suas atividades de produção (upstream) na Bacia Potiguar não sofreram qualquer restrição operacional durante o período. Nesse aspecto, a 3R reafirma sua ampla flexibilidade operacional na região, suportada pela robusta capacidade de estocagem e a integração entre o segmento upstream e as instalações do segmento de mid & downstream.