A 3R Petroleum paralisou temporariamente a produção do Polo Papa Terra, localizado em águas profundas da Bacia de Campos. Segundo comunicado da companhia, restrições no sistema de offloading da plataforma 3R-3 (FPSO) e o limite de capacidade de estocagem dos tanques de óleo motivaram a parada, realizada ontem (15). A previsão é de que o retorno das atividades ocorra em dez dias.
De acordo com a petroleira, no último domingo (13), foi detectado um dano no mangote flexível usado nas operações de offloading, responsáveis pela transferência de petróleo da plataforma de produção para o navio aliviador. A empresa já iniciou os procedimentos necessários para substituir a seção danificada.
Em relação à liberação de espaço adicional de armazenamento na plataforma 3R-3, a companhia informa que o processo está em andamento. A empresa prevê que uma etapa importante está programada para ser concluída ainda no mês de junho.
Segundo comunicado da 3R Petroleum, “esse aumento na capacidade de estocagem possibilitará a conexão de um novo poço produtor (PPT-37) e permitirá intervalos mais longos entre as operações de offloading, o que resultará em condições comerciais mais favoráveis ao vender cargas maiores”.
A 3R Petroleum assumiu a operação do Polo Papa Terra em dezembro de 2022. O campo foi comprado da Petrobras por US$ 105,6 milhões.