Parceria firmada entre a Neoenergia e a comercializadora Comerc investirá R$ 500 milhões em geração de energia distribuída solar. O negócio prevê a construção de 30 usinas de pequeno porte para geração fotovoltaica que ofertarão energia solar “por assinatura” em quatro estados além do Distrito Federal. O Rio Grande do Norte deverá ser beneficiado na segunda parte etapa do projeto.
“Em um primeiro momento, temos já confirmado a implantação de plantas de geração distribuída em Pernambuco, Distrito Federal e Bahia”, afirmou à Reuters, Matheus Nogueira, vice-presidente de geração distribuída da Comerc, observando que essas são áreas atendidas por concessionárias de distribuição da Neoenergia.
Além do Rio Grande do Norte, que é atendido pela Neoenergia por meio da distribuidora Cosern, o estado de São Paulo, atendido pela Elektro, também deverá ser atendido no segundo momento da parceria.
A previsão é de que as primeiras usinas entrem em operação a partir do fim de 2024. Com isso, clientes das concessionárias da Neoenergia poderão ter acesso à “energia solar por assinatura”, modalidade que dispensa a instalação de painéis solares no local de consumo e outros investimentos por parte do consumidor.
A Comerc, co-controlada pela Vibra Energia, ficará responsável pela implantação das usinas, gestão e “backoffice” das operações, enquanto a captação de clientes será feita pelas duas parcerias, aproveitando a marca já conhecida das distribuidoras da Neoenergia nos estados.