A produção de energia solar das usinas fotovoltaicas conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) cresceu 60% na primeira quinzena de abril, para 1.976 megawatts médios (MWmed), ante 1.235 MWmed no mesmo período de 2022. Os dados integram o mais recente boletim da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
O documento também registra crescimento das fontes eólica e térmica. ambas cresceram, respectivamente, 12,4% e 18,6%. Já a geração hidráulica registrou queda de 6,6%. Conforme a CCEE, o somatório de todas as fontes totalizou 69.071 MWmed na quinzena, queda de 1,7%.
Ainda segundo a CCEE, a menor geração das hidrelétricas está relacionada à provável redução do despacho para acompanhar a queda do consumo observada. Por sua vez, o aumento das térmicas foi impulsionado principalmente pelo crescimento das contribuições das fontes a biomassa, que avançaram 35,7% na primeira quinzena de abril, em relação ao mesmo período do ano anterior.
O consumo de energia elétrica no SIN registrou 65.008 MW médios no período, resultando em uma queda de -1,8% na comparação com mesmo período de abril de 2022.