Seu portal de notícias do setor energético

Aneel anuncia bandeira verde para mês de maio

Contas de energia elétrica não terão custo adicional, como ocorre há 21 meses (Reprodução)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (28) que a bandeira tarifária vigente para o mês de maio será a verde. Com condições favoráveis para a geração no País, não haverá valor adicional nas contas de energia elétrica dos consumidores. Esse cenário permanece inalterado desde abril de 2022.

A Aneel atualiza constantemente as projeções de acionamento das bandeiras tarifárias e, com os dados até aqui realizados, considera provável o acionamento da bandeira verde para todo o ano de 2023.

Para o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, essa continuidade da bandeira verde, sem custo para o consumidor, ajuda a equilibrar as contas das famílias em todo o país.

“As bandeiras dão transparência ao custo real da energia e permitem ao consumidor se programar e ter um consumo mais consciente”, ressalta Feitosa.

A bandeira verde, válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), reflete a melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, beneficiados com o período de chuvas. O SIN é a malha de linhas de transmissão de energia elétrica que conecta as usinas aos consumidores.

Cenário favorável

A oferta abundante de recursos de origem hidráulica tem proporcionado condições favoráveis para a produção de energia no país. O nível de armazenamento dos reservatórios atingiu 87% em média no início do período seco, o que explica o cenário favorável do momento.

O mecanismo das bandeiras tarifárias, criado em 2015, tem o objetivo de propiciar transparência ao custo real da energia. Saiba mais sobre as bandeiras tarifárias.

Câmara

compartilhe

A publicidade é a vida do negócio
Aumente suas possibilidades
Se eu tivesse um único dólar