A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou, para operação em testes, a partir de ontem (6), mais quatro empreendimentos de energia eólica instalados no Rio Grande do Norte. Juntos, eles somam 77,7 MegaWatts (MW) de capacidade instalada. As liberações estão publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira (7).
As autorizações se referem às UG1 a UG09 da EOL AW Santa Régia, que possui 37,8 MW, as UG1 a UG6 da EOL AW São João, com 25,2 MW, além das UG3 e UG14 da EOL Ventos de Santa Leia 2 e 13, que somam 9 MW e a UG2, da EOL Cajuína B9, com 5,7 MW. Com as novas autorizações da Aneel, o Rio Grande do Norte já soma cinco liberações no período inferior a um mês.
Além das operações em teste no território potiguar, a agência também autorizou outros empreendimentos para operação comercial em outros estados brasileiros. Trata-se da UG2, da EOL Tucano IV, na Bahia, com 6,2 MW, e as UG1 a UG3 da PCH Chimarrão, no Rio Grande do Sul, com 11,4 MW. Somadas, as unidades liberadas pela Aneel alcançam um total de 17,6 MW.