A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a operação de mais 55,4 MW eólicos no Rio Grande do Norte. Deste total, 45 MW de capacidade pertencem a dez unidades geradoras da central eólica Ventos de Santa Leia 02. O empreendimento, da Casa dos Ventos, está instalado no município de São Tomé.
A agência reguladora liberou ainda outros 10,4 MW em território potiguar. São 6,2 MW outorgados à Engie, na usina Santo Agostinho 13, em Pedro Avelino e mais 4,2 MW no Complexo Eólico Anemus Wind 1, que integra primeiro parque eólico da 2W Ecobank, localizado nas cidades de Currais Novos e São Vicente.
Outras liberações
O Rio Grande do Norte segue na liderança no ranking da produção de energia eólica do Brasil. As liberações para operação comercial e em teste têm sido regulares no estado.
Ainda na última quinta-feira, (29), a Aneel liberou para início da operação em teste a UG5, da EOL Cajuína A1, com 5,7 MW de capacidade instalada, de titularidade da Ventos de Santa Tereza 01 Energias Renováveis S.A.
O empreendimento liberado pela agência está localizado no município de Pedro Avelino. A unidade integra o Complexo Cajuína, que também abrange os municípios potiguares de Lajes, Angicos e Fernando Pedroza.