Seu portal de notícias do setor energético

ANP autoriza retorno de operação em campo do Polo Bahia Terra

Com desinterdição do campo Fazenda Bálsamo, ANP já liberou 10 instalações no Polo Bahia Terra (Reprodução)

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou, na última quarta-feira (12) que a Petrobras retome a produção de instalações do campo de Fazenda Bálsamo, localizado no Polo Bahia Terra. O Polo teve a operação paralisada por determinação da ANP no final do ano passado. Até o momento,  um total de 10 áreas foram desinterditadas pela agência.

Em comunicado, a Petrobras informou que “vem envidando todos os esforços para o atendimento às condicionantes estabelecidas pelo órgão regulador e para garantir o reestabelecimento da operação das instalações do Polo Bahia Terra no menor tempo possível”.

Ainda de acordo com o documento, a estatal adota procedimentos necessários para que as atividades no campo de Fazenda Bálsamo sejam retomadas de forma segura. A expectativa da companhia é que, com a medida, seja restabelecida 36% da produção do Polo.

“A companhia iniciou a execução dos procedimentos operacionais necessários para o retorno seguro do processo produtivo desse campo que, somado à produção das instalações previamente autorizadas ao retorno operacional, possibilitará o reestabelecimento de aproximadamente 36% da produção total do Polo Bahia Terra”, informa o comunicado.

Até o momento foram desinterditadas a Estação de Captação e Injeção de Água Jorro, Estação Coletora Araçás “B”, Estação de Compressores de Araçás “B”, Estação Coletora Tangará, Estação Coletora Fazenda Bálsamo “A”, Estação de Compressores Bálsamo, Estação Tratamento de Óleo de Bálsamo, Estação Coletora Fazenda Bálsamo “B”, Estação Coletora Fazenda Bálsamo “C” e Estação de Tratamento e Injeção de Água de Buracica (TS-3). Ainda existem mais de 20 instalações interditadas no Polo Bahia Terra.

A interdição do Polo Bahia Terra pela ANP, ao final do ano passado, deu-se após inspeção constatar situações críticas de falhas de conformidade de segurança operacional. O Polo Bahia Terra é um dos ativos que estão em processo de venda pela Petrobras ao consórcio formado pela Petroreconcavo e Eneva. As negociações estão suspensas.

Câmara

compartilhe

A publicidade é a vida do negócio
Aumente suas possibilidades
Se eu tivesse um único dólar