Seu portal de notícias do setor energético

Brasil bate recorde de geração renovável no 1º trimestre

Termo de Parceria estimulará empreendedorismo e criatividade no setor de energias renováveis (Reprodução)

O Brasil produziu quase 70 mil megawatts médios nos primeiros três meses de 2023, sendo 94% dessa energia elétrica gerada por fontes renováveis. Segundo levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), este é o maior índice de participação de energia limpa na matriz energética do país nos últimos 10 anos. A maior parte foi gerada pelas hidrelétricas (77%), seguidas das usinas eólicas (12%), solares (3%) e biomassa (2%).

O cenário favorável para a geração hídrica ainda permitiu ao Brasil exportar 1.445 MW médios para a Argentina e Uruguai no primeiro trimestre, volume recorde na história das negociações de energia com os países vizinhos. Uma boa parte foi enviada pelo mecanismo de Energia Vertida Turbinável — EVT, uma operação lançada recentemente com o apoio da CCEE para otimizar o uso de recursos hídricos.

“Estamos chegando ao final do período úmido com níveis confortáveis nos reservatórios de água do país e com boa representatividade das fontes alternativas, que ajudam a complementar a oferta de energia. Será um ano sustentável, no que diz respeito aos ganhos para o meio ambiente, e muito mais confortável do ponto de vista de segurança no fornecimento para a população”, declarou o então presidente da CCEE, Rui Altieri.

Altieri deixou o cargo em abril deste ano e foi substituído por Alexandre Ramos Peixoto, que ficará no cargo por um mandato de quatro anos, com possibilidade de recondução por mais quatro.

Câmara

compartilhe

A publicidade é a vida do negócio
Aumente suas possibilidades
Se eu tivesse um único dólar