Seu portal de notícias do setor energético

CCEE: Geração de energia solar cresce 50% na 1ª quinzena

País encerrou 2023 com 37,4 gigawatts da fonte fotovoltaica solar e subiu duas posições no balanço global (Foto: reprodução)

A produção de energia solar das usinas fotovoltaicas conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) cresceu 50,6% na primeira quinzena de janeiro. Conforme dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), os números saltaram de 1.895 MWmed em janeiro de 2023 para 2.853 megawatts médios (MWmed) deste ano.

Ainda de acordo com o boletim divulgado pela entidade, as usinas hídricas e térmicas apresentaram avanço de 5,5% e 25%, respectivamente, no mesmo período.

Ventos

Já as eólicas tiveram redução de 28,3%. No total, a geração de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) registrou 70,816 MW médios, crescimento de 3,8 % em relação ao igual período anterior.

Alta

Segundo a entidade, o consumo de energia elétrica no SIN registrou um aumento de 4,9%, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Ao realizar as análises por ambientes de contratação de energia, enquanto o Ambiente de Contratação Regulada (ACR) apresentou aumento de 6,1%, o Ambiente de Contratação Livre (ACL) cresceu 2,7%.

Câmara

compartilhe

A publicidade é a vida do negócio
Aumente suas possibilidades
Se eu tivesse um único dólar