O estado do Ceará deu mais um passo na busca por espaço no mercado do hidrogênio verde. O governo cearense e a multinacional francesa Voltalia assinaram hoje (11) um memorando de entendimentos com o objetivo de firmar uma parceria para a estruturação de projeto da companhia para produção de hidrogênio verde e derivados no estado. A assinatura do documento aconteceu em Roterdã, nos Países Baixos, durante a World Hydrogen 2023, uma das principais feiras de hidrogênio do mundo.
O CEO do Grupo Voltalia, Sebastien Clerc; o CEO da Voltalia Brasil, Robert Klein; o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho; e o presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo, assinaram o documento. Também estiveram presentes no ato de celebração do acordo o vice-presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Carlos Prado, e o secretário executivo da Indústria do Ceará, Joaquim Rolim.
No acordo, as partes se comprometem a cooperar no desenvolvimento de projeto de hidrogênio verde, amônia verde e e-metanol. Entre as iniciativas que devem ser realizadas no âmbito do acordo, estão a capacitação de mão de obra local, a estruturação de um supply chain adequado e condições otimizadas para uma unidade de produção dentro da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará.
“O nosso estado tem um grande potencial, especificamente no Complexo do Pecém, para o desenvolvimento da cadeia de produção, distribuição e armazenagem e transporte do hidrogênio verde. Estamos atentos às oportunidades nesse setor, que são de fundamental importância para mudar a economia do Ceará”, disse o secretário Salmito Filho.
Ainda nesta semana, o Complexo do Pecém assinou uma parceria com outras 13 instituições de cinco países com o intuito de acelerar os projetos de inovação em hidrogênio verde. Durante um ano, essas instituições (universidades, hubs de inovação e portos) trabalharão em conjunto, buscando soluções inovadoras para a cadeia de hidrogênio verde. A iniciativa é da holandesa Platform Zero e conta com representantes de seis países (Austrália, Brasil, Chile, Países Baixos, Portugal e Reino Unido).