Seu portal de notícias do setor energético

Complexo eólico na Bahia atinge 70% das obras

Após chegada de peças, quatro, das 94 turbinas eólicas já foram montadas no complexo da Pan American Energy na Bahia 9Foto: Divulgação)

O Complexo Eólico Novo Horizonte, primeiro ativo no Brasil da Pan American Energy (PAE), entrou na reta final de construção, na Bahia. A obra encontra-se 70% concluída. Os investimentos no empreendimento somam R$ 3 bilhões, e o início da operação está previsto para o primeiro trimestre de 2024.

Segundo a companhia, após a chegada de equipamentos, quatro das 94 turbinas eólicas que compõem o complexo, já forma montadas em cerca de 10 dias.

O Complexo Eólico Novo Horizonte é formado por 10 parques localizados em seis municípios baianos: Novo Horizonte, Boninal, Brotas de Macaúbas, Ibitiara, Oliveira dos Brejinhos e Piatã. Ao todo, terá 423 MW de capacidade instalada, energia suficiente para abastecer cerca de 1 milhão de residências brasileiras, números que o colocam entre os 10 maiores do país.

O empreendimento também contempla uma subestação própria de elevação de tensão, 79 km de linhas de transmissão (500 kV) – ocupando uma área de 2.700 hectares, cerca de 90 km de extensão, mais de 75 km de construção e melhorias de caminhos existentes –, além da ampliação de uma subestação de energia existente para conectar os parques eólicos ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

“O Brasil tem grande potencial em fontes de energia sustentável e podemos contribuir, com nossa expertise e investimentos, para a transição energética no país”, destacou Enrique Lusso, vice-presidente de Desenvolvimentos Internacionais do grupo Pan American Energy.

Parte da energia que será gerada pelo complexo já está contratada. Este ano, a PAE assinou acordos comerciais para fornecimento de, ao menos, 70 MW médios de energia por um prazo de até cinco anos, e está avançando no registro do projeto no mercado de emissão de créditos de carbono.

A empresa pretende expandir seus negócios no país em outras áreas em que a companhia tem ampla expertise, contribuindo para a evolução do mercado nacional de energia e para a liderança brasileira na transição energética mundial. Uma das frentes é a integração energética Argentina-Brasil, seguindo uma agenda bilateral, a partir de investimentos e estratégias com uma visão de longo prazo.

compartilhe

A publicidade é a vida do negócio
Aumente suas possibilidades
Se eu tivesse um único dólar