O estado do Piauí acaba de inaugurar o Complexo Solar de Caldeirão Grande 2 (CG2), da Ibitu Energia. A estrutura possui capacidade instalada de 252 megawatts e está localizada no município de Caldeirão Grande, a 869 km ao sudeste da capital Teresina (PI). A inauguração oficial aconteceu nesta terça-feira (18).
O Complexo Solar representa um aumento de 28% na capacidade instalada da Ibitu e coloca o Piauí como um dos principais players de geração solar e renovável do Brasil. O complexo solar gera energia limpa equivalente ao consumo de mais de 280 mil residências brasileiras e opera com 100% da sua capacidade comercial.
O projeto teve investimento de R$ 816 milhões, sendo R$ 429 milhões financiados pelo Banco do Nordeste (BNB) e foi construído ao lado do parque eólico também construído pela Ibitu Energia.
O diretor de implantação e construção da Ibitu, Paulo Bombasso, falou sobre a importância de se investir em energias renováveis para avançar no processo de descarbonização.
“Este é o nosso segundo parque no estado do Piauí. O primeiro é o eólico, com 189 megawatts. Esse é um compromisso dos acionistas da Ibitu em produzir energia renovável e limpa, que não polui. Com isso evitamos a emissão de quase 300 mil toneladas de carvão por ano em nosso planeta. Mas esse também é um compromisso de toda a humanidade. Precisamos transformar este planeta em um planeta limpo”, enfatizou Bombasso.