A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou, na última sexta-feira (31), que não haverá cobrança extra nas contas de luz em abril, com a manutenção da chamada Bandeira Verde.
Apesar de positiva, a notícia merece atenção dos consumidores, alerta a concessionária Neoenergia Cosern. De acordo com a companhia, a população precisa estar atenta à adoção de medidas voltadas ao consumo consciente de energia elétrica. A medida, possibilitará, por exemplo, uma redução ainda maior na conta de luz.
Além disso, o cliente contribui com o meio ambiente evitando desperdícios ao aderia a pequenas mudanças de hábitos, a exemplo do uso consciente do chuveiro elétrico, que deve ser mantido desligado ou na opção verão, que consome até 30% menos energia.
Outras medidas conscientes
No caso do ar-condicionado e ventilador, o recomendado é manter a temperatura do aparelho entre 23ºC e 25ºC e programar o desligamento automático durante a madrugada. A outra opção é adquirir aparelhos com a tecnologia Inverter, onde há melhor uso do compressor. Outro detalhe importante é conferir se a manutenção do aparelho está em dia e limpar filtros e saídas de ar a cada duas semanas.
Ainda de acordo com a Neoenergia Cosern, após a refrigeração do ambiente, o consumidor pode recorrer aos ventiladores de teto, que são mais econômicos, para circular o ar e manter o clima agradável. Quanto maior a velocidade, maior o consumo.
Em relação a geladeiras, a recomendação é de que, para evitar o aumento do consumo, deve-se verificar a borracha de vedação e evitar colocar alimentos quentes. Outra orientação é manter o aparelho a pelo menos 10 centímetros de distância da parede, evitando que o calor aumente excessivamente na parte traseira. Deve-se abrir a geladeira o mínimo de vezes possível.
Outra dica da concessionária de energia elétrica é manter janelas e cortinas abertas para utilizar a iluminação natural. Utilizar cores claras nas paredes e apagar as lâmpadas dos cômodos desocupados, com exceção daquelas que contribuem com a segurança, também é importante. Quando precisar usar lâmpadas, escolher as de LED, que são cerca de 40% mais econômicas e possuem maior vida útil, com duração de aproximadamente 25 mil horas, enquanto as lâmpadas fluorescentes duram 15 mil horas.
Com informações da Cosern/Neoenergia