Seu portal de notícias do setor energético

Echoenergia inicia obras de complexo solar na Bahia

Empreendimento se juntará a outros da empresa, como o Parque Eólico Pedra do Reino (foto), em Sobradinho (Reprodução)

A Echoenergia, do grupo Equatorial Energia, iniciou as obras de seu primeiro complexo solar fotovoltaico na Bahia, instalado no município de Barreiras. A estrutura terá potência instalada de 351,1 megawatts (MW), capaz de atender a demanda de mais de 540 mil residências. A previsão, de acordo com a empresa, é de que as operações tenham início em 2024.

A primeira fase do Sertão Solar Barreiras será formada por sete usinas, que serão distribuídas em uma área de mais de 800 hectares, equivalente a 1.120 campos de futebol com dimensões oficiais. Atualmente, 300 pessoas trabalham na obra e, no pico, deve reunir cerca de 1.300 trabalhadores.

“A Bahia está em uma região central do Nordeste e possui os melhores recursos eólicos e solares do país, o que chamou nossa atenção. E a gente vem expandindo os nossos parques em função disso. Temos projetos futuros, tanto de parques solares quanto de parques eólicos e temos interesse de trazer e construir linhas de transmissão para reforçar todo o sistema”, afirma Liu Aquino, diretor de Operação da Echoenergia.

Ainda dentro do estado, a Echoenergia conta com três parques de energia eólica, que estão instalados no município de Sobradinho: Pedra do Reino, Pedra do Reino 3 e Pedro do Reino 4. Juntos, eles têm potência instalada de 68 MW.

Energia Solar

A Bahia tem 47 parques solares fotovoltaicos em operação com 1,36 Gigawatts (GW). A estimativa é que já tenham sido gerados 41 mil empregos em toda cadeia produtiva. Outros 372 parques estão em construção e com construção iniciada, com previsão de investimento de mais de R$ 51 bilhões, com capacidade de gerar 430 mil vagas de trabalho.

Câmara

compartilhe

A publicidade é a vida do negócio
Aumente suas possibilidades
Se eu tivesse um único dólar