Seu portal de notícias do setor energético

Empresa aposta em veículos elétricos para redução de CO2

Em um ano, total de veículos eletrificados da companhia saltou de 45 para 95 (Foto: Divulgação)

A Neoenergia alcançou, em um ano, o aumento de 98% no número de veículos elétricos na frota da companhia. O total saltou de 45 para 95 carros eletrificados. A eletrificação da frota em toda a área de atuação no Brasil é uma das metas da companhia para reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera e ampliar o uso de energias renováveis, promovendo o desenvolvimento sustentável.

De acordo com a empresa, até 2030, o objetivo é eletrificar 50% da frota leve de veículos e reduzir o uso de combustíveis fósseis e a consequente emissão de gases poluentes.

A utilização de veículos elétricos já ocorre nas distribuidoras Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Elektro (SP e MS) e Neoenergia Brasília (DF).

“A eletrificação da nossa frota é apenas uma das nossas frentes de trabalho para a descarbonização do planeta e promoção do uso das energias renováveis. Também instalamos 122 eletropostos nas sedes das cinco distribuidoras e em outras capitas nordestinas dentro do Corredor Verde, projeto de pesquisa e desenvolvimento”, afirma Renato Morais, Gerente Corporativo de Frota da Neoenergia.

Projetos verdes

Em janeiro deste ano, a Neoenergia colocou em operação a primeira agência móvel 100% elétrica do setor energético brasileiro. Além de oferecer todos os serviços técnicos e comerciais da distribuidora à população do Distrito Federal, por meio da Neoenergia Brasília, o carro vai reduzir a utilização de aproximadamente 2.600 litros de combustível fóssil por ano e eliminar, anualmente, a emissão de mais de 6,5 toneladas de CO2.

No segundo semestre do ano passado, em um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Neoenergia apresentou um caminhão elétrico com cesto aéreo de acionamento também elétrico para uso nas atividades de serviços da distribuição de energia elétrica. O novo veículo é o primeiro no país a contar com sistema que permite o carregamento diretamente na rede elétrica, dando mais eficiência e autonomia por não demandar o retorno para as bases operacionais para eventuais recargas durante o trajeto nos eletropostos.

No Brasil, a Neoenergia assumiu o compromisso de incentivar a mobilidade sustentável, alinhada à sua meta de contribuir com a descarbonização da economia. Para isso, a companhia aposta em um Programa de Mobilidade Elétrica que inclui projetos para ampliar a infraestrutura de recarga de veículos elétricos e desenvolver novas soluções.

Entre eles estão os Projetos de P&D Trilha Verde, desenvolvido na Ilha de Fernando de Noronha (PE) e o Corredor Verde (eletrovia com mais de 1.200 quilômetros de extensão entre os estados da Bahia e do Rio Grande do Norte. São 17 pontos de recarga para veículos elétricos, sendo onze de carga rápida ao longo das rodovias e seis de carga média em shoppings localizados em Salvador, Recife e Natal).

Para José Antonio de Souza Brito, Gerente de P&D da Neoenergia, a ampliação da frota elétrica da companhia está atrelada aos objetivos da companhia para os próximos anos. “Iremos reduzir significativamente a emissão de gás carbônico na atmosfera por meio de novas tecnologias, diminuindo o impacto ambiental e promovendo uma fonte de energia limpa”, destaca.

compartilhe

A publicidade é a vida do negócio
Aumente suas possibilidades
Se eu tivesse um único dólar