Seu portal de notícias do setor energético

Energia eólica: Aneel libera operação de 65 MW no RN

Além da liberação para operação de 65 MW no RN, Aneel também concedeu duas autorizações para testes no estado (Reprodução)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) liberou a operação comercial de 70 MegaWatts de capacidade eólica instalada na Região Nordeste, sendo 65 MW no estado do Rio Grande do Norte. A agência também concedeu quatro autorizações para testes.

Do total de MW liberados pera operação, 50,4 MW são referentes a 12 aerogeradores dos parques Anemus 1 e 2 (2W Ecobank), localizados nos municípios potiguares de Currais Novos e São Vicente.

Foram liberadas, ainda, três turbinas da EOL Ventos de Santa Leia 5, outorgadas à Casa dos Ventos e instaladas no município de Caiçara do Rio do Vento, também no Rio Grande do Norte, e que soma 13,5 MW.

Já no estado da Paraíba, a Aneel uma unidade de 5,5 MW da planta Serra do Seridó III (EDF Reneables), em Junco do Seridó.

Liberação para testes

Das quatro liberações para teste, duas foram para projetos instalados no Rio Grande do Norte: três unidades do Parque Acauã III, pertencentes à Aliança Energia. O equipamento está localizado nos municípios de Lagoa Nova, Santana do Matos e São Vicente, e soma 12,6 MW; e uma unidade do parque Cajuína A5 (AES Brasil), que soma 5,8 MW e está instalada entre os municípios de Angicos e Fernando Pedroza, na região Central do estado.

Também foram liberadas para testes 23,2 MW de quatro aerogeradores do projeto Assuruá 5 III, no município de baiano de Gentio do Ouro (Omega Energia) e duas turbinas da Neoenergia na EOL Oitis 9, em Dom Inocêncio, no Piauí. A unidade soma 11 MW.

compartilhe

A publicidade é a vida do negócio
Aumente suas possibilidades
Se eu tivesse um único dólar