Seu portal de notícias do setor energético

Energia solar atinge 29 GW de capacidade operacional no Brasil

Números apontam ainda que o mercado fotovoltaico conta, ao todo, com 20,469 GW provenientes GD e outros 8,534 GW de GC (Reprodução)

A energia solar ultrapassou, na manhã desta quinta-feira (4), a marca dos 29 GW de capacidade operacional no Brasil. Os dados são da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O volume de potência é quase duas vezes maior do que em relação ao mesmo período do ano passado, quando havia apenas 15 GW no país.

Os números apontam ainda que o mercado fotovoltaico nacional conta, ao todo, com 20,469 GW provenientes de sistemas de geração distribuída (GD) e outros 8,534 GW a partir das usinas de Geração Centralizada (GC).

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a expectativa é de que, até o final deste ano, o país ultrapasse os 34 GW, com pelo menos 21,6 GW por meio de sistemas de geração própria e 12,4 GW a partir das grandes usinas.

Geração distribuída

Atualmente, o Brasil conta com mais de 1,89 milhão de sistemas fotovoltaicos instalados no segmento de geração distribuída. Desde total, mais de 242 mil foram implementados somente em 2023, segundo a Aneel.

Além disso, dos 5.570 municípios catalogados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 38 não contam com ao menos um sistema de energia solar instalado em casas, estabelecimentos comerciais e afins.

Geração centralizada

Já o segmento de GC, além de contar com 8,394 GW de potência em operação, também soma outros 103,9 GW previstos para entrarem em operação comercial. Deste montante, 5,95 GW são de empreendimentos com construção iniciada e outros 97,9 GW de projetos com construção não iniciada.

Câmara

compartilhe

A publicidade é a vida do negócio
Aumente suas possibilidades
Se eu tivesse um único dólar