A Bahia ultrapassou a marca de 1 GW de potência instalada na geração própria de energia solar, segundo dados do mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). O estado possui mais de 109,3 mil conexões operacionais em telhados, fachadas e pequenos terrenos, espalhadas por todos as 417 cidades baianas.
A potência instalada de energia solar distribuída na Bahia coloca o estado na sétima posição do ranking nacional da Absolar. Segundo o mapeamento, atualmente são mais de 170,9 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.
O coordenador estadual da Absolar na Bahia, Santiago Gonzalez Gil, destaca o potencial energético da Bahia e os benefícios econômicos e ambientais do investimento na energia solar.
“Por ser um relevante centro de desenvolvimento da energia solar, mantém um enorme potencial de geração de emprego e renda, com capilaridade para todos os municípios no estado, sendo uma atração de investimentos privados”, afirma.
Desde 2012, a modalidade já proporcionou à Bahia a atração de mais de R$ 5 bilhões em investimentos, mais de 30 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 1,2 bilhão aos cofres públicos.