Seu portal de notícias do setor energético

Energia solar: Brasil bate recorde de expansão em 2023

Dos 7 GW de expansão elétrica registrada neste ano, 3 GW correspondem à energia solar (Foto: Freepik)

As fontes solar e eólica representam mais de 88% da capacidade instalada na matriz elétrica brasileira neste ano. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de janeiro até agora, a expansão da capacidade instalada da matriz elétrica foi de 7 GW, sendo que 3 GW foram solar e 3,2 GW de eólica.

Ainda segundo a Aneel, este é o maior incremento da capacidade de geração solar centralizada da história do país. Em 2022, por exemplo, o acréscimo, no ano inteiro, foi de 2,5 GW. A agência reguladora contabiliza um total de 18 mil painéis solares instalados em território nacional, capazes de produzir uma potência de 10,3 GW.

Esse total, no entanto, não considera a micro e minigeração distribuída – sistemas instalados nas residências, comércios, fábricas ou pequenas plantas conectadas diretamente na rede das concessionárias de distribuição.

Renováveis

Quanto às outras fontes de energia renováveis, o Sistema Interligado Nacional (SIN) registra a presença de 954 turbinas eólicas, que representam 10,3 GW em valores nominais.

O potencial hidráulico do país também é amplamente conhecido. As 1.351 usinas hidrelétricas atualmente representam 56,17% da capacidade, com uma potência de 109,8 GW. Além disso, a biomassa é uma das fontes utilizadas pelo Brasil e responde por 16,7 GW, em 634 plantas.

Câmara

compartilhe

A publicidade é a vida do negócio
Aumente suas possibilidades
Se eu tivesse um único dólar