A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) registrou, na tarde desta quarta-feira (9), a marca de simbólica de 10 GW de capacidade operacional de energia solar. O número equivale às usinas fotovoltaicas de geração centralizada. Em todo o país, já são mais de 18,1 mil empreendimentos em operação.
Entre os estados com maior capacidade instalada e proveniente de usinas solares centralizadas, destacam-se Minas Gerais, com 3,37 GW; Bahia, com 2,04 GW, e Piauí, com 1,46 GW.
Diferentemente das usinas de GD (geração distribuída), instaladas em residências e pequenos parques, as usinas de energia solar centralizadas caracterizam-se como grandes parques de geração voltados à comercialização da energia por meio da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). No âmbito do Mercado Regulado ou no Mercado Livre de Energia.
De acordo com a Aneel, além dos empreendimentos em operação, estão em andamento projetos que somam aproximadamente 6,7 GW de capacidade e outros 115,2 GW de potência outorgada em vias de serem construídas.
Investimentos
Projeções apresentadas pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), em abril deste ano, apontam que os empreendimentos fotovoltaicos de geração centralizada deverão gerar mais de R$ 90 bilhões em investimentos e mais 570 mil empregos no Brasil até o final de 2026.