O Brasil superou a marca de 35 GW de capacidade instalada em energia solar. O total corresponde às somas dos segmentos de geração distribuída e de geração centralizada. Somente nos últimos 12 meses o país instalou quase 14 GW de potência. Os dados divulgados nesta terça-feira (7) são Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Ainda segundo a agência reguladora, o mercado fotovoltaico nacional conta, hoje, com 24,35 GW acumulados por meio de sistemas de geração própria de energia e 10,68 GW gerados a partir das grandes usinas solares.
No segmento de geração distribuída, o Brasil já possui mais de 2,18 milhão de sistemas fotovoltaicos instalados. Deste total, mais de 694 mil foram implementados somente em 2023, ainda conforme a Aneel.
No caso do segmento de geração centralizada solar, além de contar com 10,68 GW de potência operacional, também soma pouco mais de 131 GW previstos para entrarem em operação comercial. Deste montante, são 7,45 GW de empreendimentos com construção iniciada e outros 123,61 GW a partir de projetos com construção não iniciada.