A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) liberou para início da operação em teste a UG5, da EOL Cajuína A1, com 5,7 MW de capacidade instalada, de titularidade da Ventos de Santa Tereza 01 Energias Renováveis S.A. A autorização é válida a partir desta quinta-feira (29).
O empreendimento liberado pela Aneel está localizado no município de Pedro Avelino, no Rio Grande do Norte. A unidade integra o Complexo Cajuína, que também abrange os municípios potiguares de Lajes, Angicos e Fernando Pedroza.
A construção dos primeiros 314 MW de capacidade instalada do Complexo Eólico Cajuína, pela AES Brasil, teve início em março de 2022. O empreendimento terá capacidade instalada total de 1,3 GW.
Ao todo serão instalados 55 aerogeradores, com 5,7 MW de potência cada, somando 314 MW de capacidade instalada. Cada conjunto de aerogerador é composto de torre fabricada em concreto com 120 metros de altura e pás de aproximadamente 80 metros de comprimento, formando no ar uma circunferência de 163 metros de diâmetro.