A Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) realiza, até amanhã (13), a Onshore Week 2023, em Maceió (AL). O evento discute o desenvolvimento do setor, com foco nos desafios e nas oportunidades para o mercado onshore brasileiro nos próximos anos. Especialistas reunidos no primeiro dia do encontro, nesta terça-feira (11), alertam para a necessidade da implantação de políticas públicas que possam contribuir para o crescimento do segmento na região Nordeste.
As discussões ocorreram durante o painel “Onshore no Brasil – Construindo novos caminhos”. De acordo com o CEO da Petroreconcavo, Marcelo Magalhães, o momento atual representa uma oportunidade única para investimentos em campos maduros, desde que haja criação de políticas públicas adequadas.
Ao falar especificamente do caso do estado de Alagoas, a consultora jurídica da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP), Daniela Santos, alertou para a importância da aprovação de uma lei de regulação do gás em âmbito estadual.
Segundo ela, “a medida é essencial para garantir um mercado competitivo e aderente às melhores práticas do setor”. Embora o projeto de lei já tenha passado por comissões, ele ainda precisa ser discutido em uma audiência pública antes de ser votado.
Presente à abertura do fórum, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, ressaltou a relevância do encontro para o avanço da indústria de petróleo e gás no Brasil, assim como para a economia da cidade de Maceió. Ele afirmou que este é o momento ideal para discutir as condições energéticas e encontrar as melhores soluções para o desenvolvimento do setor.
“Esse evento trará boas discussões e resultados não só para Alagoas, mas para o Nordeste e o Brasil como um todo. Trazendo pautas importantes como a Lei do Gás, que nós defendemos, aqui em Alagoas, o livre comércio, para permitir que o investidor ganhe e que o estado cresça”, destacou.
Na oportunidade, a diretora da Onip, Karine Fragoso, enfatizou a necessidade da união de todos para fortalecer novos negócios no mercado onshore brasileiro.
O painel “Onshore no Brasil – Construindo novos caminhos” também contou com a participação de Tabita Loureiro, especialista em regulação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), da diretora de Operações da Origem, Luna Viana, e da diretora da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloisa Borges.
Outras discussões
No último painel do dia, especialistas debateram a integração entre os setores onshore e offshore, com a participação de João Negreiros, representante da Shell, Mauricio Diniz, diretor da 3R, e Felipe Germini, sócio da AF Consulting.
Entre os temas abordados, destaque para a necessidade de investimentos em inovação, além do desenvolvimento de novas formas de usar e prover energia.
O Onshore Week segue até amanhã (13), Jatiúca Hotel&Resort, em Maceió. A programação do evento inclui a realização de painéis, palestras e rodada de negócios entre fornecedores e grandes operadoras.
Com informações da Onip