A fonte solar fotovoltaica atingiu neste mês o total de 36 GW de capacidade instalada no Brasil. O volume é a soma das usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de energia em telhados, fachadas e pequenos terrenos. O total representa 16,3 % da matriz elétrica do país. Os dados, apresentados nesta segunda-feira (11), são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
De acordo com a entidade, desde 2012, a fonte solar já trouxe ao Brasil mais de R$ 174,3 bilhões em novos investimentos, mais de R$ 48,7 bilhões em arrecadação aos cofres públicos e gerou cerca de 1,1 milhão de empregos acumulados. No segmento de geração distribuída de energia, são 24,8 GW de potência instalada da fonte solar. Já as usinas de grande porte somam 11,1 GW de potência instalada.
Segundo o CEO da Absolar, Rodrigo Sauaia, a fonte solar é uma alavanca para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do país, em especial com a oportunidade de uso da tecnologia na habitação de interesse social, como casas populares do programa Minha Casa Minha Vida, bem como em escolas, hospitais, postos de saúde, delegacias, bibliotecas, museus, parques etc.
“Além também de contribuir no processo de descarbonização da Amazônia com utilização conjunta de baterias, o crescimento da fonte solar pode acelerar ainda mais a atração de investimentos, a geração de empregos e renda e a liderança internacional do Brasil na transição energética”, comentou.