Seu portal de notícias do setor energético

Fórum debate oportunidades no setor de energias limpas

O setor eólico é uma das áreas, cujos desafios e perspectivas serão debatidos no evento. (Foto: Canindé Soares)

Especialistas, empresários, startups, investidores, estudantes e interessados no assunto se reúnem em Natal, na próxima semana, para avaliar os desafios e as oportunidades no setor de energias limpas, indicando perspectivas no mercado do Rio Grande do Norte e do país, durante o Fórum de Energias Renováveis 2023.

Promovido pelo Polo Sebrae de Energias Renováveis em parceria com o Instituto Senai de Inovação – ISI, o evento será realizado nos dias 22 e 23, no Hotel Holiday Inn, com uma vasta programação, que ocorrerá simultaneamente nos quatro palcos do encontro. As inscrições podem ser feitas no site https://forumdeenergias.com.br/.

A ideia é reunir em um só local empreendedores, especialistas e parceiros do setor para discutir as principais temáticas e tendências relacionadas às energias limpas.

O fórum terá uma programação que abrange várias áreas do segmento de produção, comercialização e distribuição de energias renováveis, com foco principalmente no setor de energia eólica e solar fotovoltaica. Porém, o encontro também apresenta conteúdos e discussões relacionados a outras fontes, como o hidrogênio verde.

O Fórum representa uma oportunidade única para empreendedores se manterem atualizados sobre as tendências e inovações do mercado. Além disso, poderão explorar novas oportunidades de negócios, estabelecer parcerias estratégicas e se manter atualizados sobre o marco legal e as perspectivas do mercado.

Durante dois dias, os especialistas reconhecidos nacionalmente nas respectivas áreas vão debater temas, como Empreendedorismo e Empregabilidade, Transição energética, Marco Legal e Novas Perspectivas, Mobilidade Elétrica, Energia Eólica Offshore e Hidrogênio Verde, Mercado Livre de Energia e Energia Verde para os Municípios.

“O Fórum de Energias Renováveis é todo estruturado para ofertar uma maior diversidade de temas a serem tratados, visando atender desde empresários e estudantes até alguém que queira conhecer mais sobre a possibilidade de investimento no setor. Esse público poderá ter acesso a uma rica e vasta programação, que vai acontecer simultaneamente em quatro palcos”, confirma a gerente do Polo Sebrae de Energias Renováveis, Lorena Roosevelt.

Segundo a gerente, o evento trata de questões que devem impactar diretamente consumidores de energia a partir do próximo ano. Uma delas é abertura do mercado livre de energia também para empresas com conta de consumo mensal a partir de R$ 8 mil. “Empresas que estão dentro dessa faixa poderão ter acesso a esse mercado para adquirir energia a um valor mais baixo e competitivo, reduzindo os custos com esse tipo de insumo básico”, explica a gerente.

Rodadas e transição energética

Lorena Roosevelt destaca ainda as discussões sobre a transição energética, em que as energias renováveis terão papel inexoravelmente essencial. “Mas quais são as tendências e oportunidades para o futuro? Qual será o papel do Brasil e o do Rio Grande do Norte? É exatamente isso que vamos discutir no evento”, afirma. Para os debates acerca desse assunto, já está confirmada a participação de representante do Operador Nacional do Sistema (ONS) e de Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Além disso, especialistas do mercado vão tratar dos modelos de negócios para energias renováveis e as tendências tanto para quem quer se profissionalizar no setor quanto para quem deseja empreender nesse segmento. Outro tema que será abordado é a mobilidade elétrica, com a entrada no mercado dos veículos movidos à energia elétrica, um ramo que está em pleno crescimento.

Durante o Fórum de Energias Renováveis, ocorrerão uma rodada de investimentos e uma rodada de negócios. Participam dessa última como ofertantes as empresas participantes da Trilha RN Solar, marcando o encerramento da jornada de capacitação, promovida pelo Sebrae, para mostrar a viabilidade da energia solar nos pequenos negócios.

Câmara

compartilhe

A publicidade é a vida do negócio
Aumente suas possibilidades
Se eu tivesse um único dólar