Seu portal de notícias do setor energético

Geração de energia solar cresce 52% em janeiro no Brasil

País encerrou 2023 com 37,4 gigawatts da fonte fotovoltaica solar e subiu duas posições no balanço global (Foto: reprodução)

A geração de energia solar fotovoltaica no Sistema Interligado Nacional (SIN) cresceu 52,4% em janeiro. Saltou de 1.933 MWmed no mesmo período de 2023 para 2.945 megawatts médios (MWmed). Os dados constam no último boletim da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Ainda conforme o documento, a geração de usinas hídricas e térmicas apresentaram incremento no período, com avanços de 1,6% e 20,7%, respectivamente.

O boletim registra ainda queda de 14,5% na produção de usinas eólicas na mesma base de comparação. No total, a geração de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) registrou 73.452 MW médios, crescimento de 2,7% em relação ao mesmo mês anterior.

A análise da CCEE indica que, a menor geração hidráulica e uma maior geração por parte das térmicas foi resultado de um cenário de pior hidrologia no ano corrente, associada a um período úmido com cenário de hidrológico (chuvas, vazões e armazenamentos) desfavoráveis, inferiores em relação ao último ciclo, e com temperaturas mais elevadas na maior parte do país.

Câmara

compartilhe

A publicidade é a vida do negócio
Aumente suas possibilidades
Se eu tivesse um único dólar