A geração de energia solar fotovoltaica no Sistema Interligado Nacional (SIN) cresceu 89,3% em dezembro. Segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) saltou de 1.602 MWmed em 2022 para 3.033 megawatts médios (MWmed) em 2023.
O levantamento aponta ainda que a geração de usinas hídricas, eólicas e térmicas também apresentaram incremento no período, com avanços de 2,6%, 35,8% e 23,5%, respectivamente. No total, a geração de energia no Sistema Interligado Nacional registrou 74.569 MW médios, crescimento de 8% em relação ao mês anterior.
Ainda de acordo com a CCEE, o consumo de energia elétrica no SIN registrou um aumento de 10%, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Conforme a análise, o mês de dezembro de 2023 foi marcado por um cenário característico do fenômeno El Niño em curso, anomalias positivas de precipitação em parte dos estados da Região Sul e negativa na faixa norte do país.
Mato Grosso (28,8%), Maranhão (22,9%) e Mato Grosso do Sul (16,8%) são os estados que registraram maior alta no consumo de energia. Nos demais estados da federação não foram observadas quedas no consumo.
Análise por atividade
Quando o assunto é ramo de atividade, destaque para as quedas apenas nos setores de veículos (-3,0%) e químicos (-0,5%). Na outra ponta, o ramo de serviços apresentou o maior crescimento percentual entre os analisados pela CCEE, atingindo 16,2%, seguido pelo ramo de comercio (14,1%), impulsionado pelas festas de fim de ano.