O último boletim da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) aponta que a produção de energia solar das usinas fotovoltaicas conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) cresceu 79,6% na primeira quinzena de maio. Saltou de 1.183 megawatts médios (MWmed) no mesmo período de 2022, para 2.125 MWmed neste ano.
Ainda segundo o levantamento da CCEE, a fonte térmica também apresentou crescimento, com avanço de 6,4%, e a geração hidráulica registrou estagnação.
Eólica em queda
Ao contrário dos últimos boletins apresentados pela Câmara, a fonte eólica registrou queda. A produção apresentou redução de 11,2%. A diminuição pode estar associada à pequena diminuição de 0,6% registrada no somatório de todas as fontes, que somou 68.208 MWmed na quinzena.
Conforme a CCEE, o consumo de energia elétrica no (SIN) registrou 64.019 MW médios, significando uma estabilidade na comparação com o maio de 2022. O Ambiente de Contratação Livre (ACL) apresentou retração de -0,7% e o Ambiente de Contratação Regulada (ACR) registrou alta de 0,2%.