Seu portal de notícias do setor energético

Geração de energias renováveis bate recorde no Brasil

Geração a partir de usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa atingiram 70.206 megawatts médios (Fonte: CCEE)

Estudo da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) mostra que o Brasil registrou recorde na produção de energia renovável em 2023. A geração a partir de usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa atingiram 70.206 megawatts médios e representam 93,1% de toda a eletricidade produzida no ano.

Conforme o levantamento, as hidrelétricas geraram quase 50 mil megawatts médios para o Sistema Interligado Nacional (SIN), crescimento de 1,2% na comparação com 2022. As usinas encerraram o ano com níveis de reservatório confortáveis para o enfrentamento do período seco de 2024, graças ao cenário hídrico favorável dos últimos dois anos e ao complemento de fontes alternativas, como eólica e solar.

Juntos, os parques eólicos e as fazendas solares espalhadas pelo Brasil produziram mais de 13 mil megawatts médios, montante 23,8% maior na comparação anual.

Segundo o relatório da CCEE, o avanço foi puxado pelo cenário climatológico favorável, em especial para a produção de energia solar, e pela entrada de novas usinas no SIN, que elevaram a capacidade instalada dessas duas fontes para mais de 42,6 mil MW, equivalente a três usinas do tamanho de Itaipu.

A geração de energia a partir da biomassa, que tem como principal matéria-prima o bagaço da cana-de-açúcar, foi de 3.218 megawatts médios, um leve aumento de 9,6% frente a 2022.

Geração Distribuída

No segmento de micro e minigeração distribuída, representado pelos painéis solares instalados nas residências e estabelecimentos comerciais, a capacidade instalada passou de 18.120 MW em dezembro de 2022 para 25.818 MW ao final de 2023, avanço de 42,5%.

O volume produzido no ano passado foi de 4.140 megawatts médios, o que representa um crescimento de 63,9% na comparação com 2022. Desse montante gerado, a maior parte foi produzida em Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Câmara

compartilhe

A publicidade é a vida do negócio
Aumente suas possibilidades
Se eu tivesse um único dólar