Seu portal de notícias do setor energético

Grupo chinês investirá R$ 2,5 bi em usina solar no RN

Governadora Fátima Bezerra (PT) durante reunião com executivos da multinacional chinesa CITIC Group Corporation (Foto: Divulgação)

A multinacional chinesa CITIC Group Corporation construirá usina de energia solar no Rio Grande do Norte. A unidade será instalada no município de Assú e terá investimentos estimados em R$ 2,5 bilhões. O anúncio do acordo com a empresa foi divulgado pelo governo potiguar.

De acordo com o Governo do Estado, a previsão é de que as obras tenham início em novembro deste ano. Com mais de 600 MWp de potência instalada, a usina levará cerca de três anos para ser concluída.

Esse é o primeiro investimento da empresa chinesa na região Nordeste e a perspectiva é que sejam gerados de 400 a 500 empregos diretos durante a fase de implantação do empreendimento.

“O impacto (da construção da usina) é muito maior do que propriamente a geração de emprego, que já é bem importante, mas também pelo potencial da movimentação econômica como um todo na região do Vale do Açu”, disse Hugo Fonseca, coordenador de desenvolvimento energético do estado do Rio Grande do Norte.

Outros projetos

Além da parceria no desenvolvimento da nova usina de energia solar, a empresa chinesa também tem o interesse em realizar outros projetos na região na área de habitação social, com memorandos de entendimento já assinados pelo governo federal vinculados ao “Minha Casa, Minha Vida”.

Sobre o CITIC Group Corporation

O CITIC Group é uma empresa de investimento estatal chinesa, e ocupa o 35º lugar na lista das 500 maiores empresas chinesas. Está na lista da revista Forbes como uma das 150 empresas mais lucrativas do mundo. Eles já atuam no Brasil através de uma filial no fornecimento de equipamentos para a indústria, principalmente de mineração.

O CITIC Group atualmente tem 44 subsidiárias, incluindo China CITIC Bank, CITIC Limited, CITIC Trust e CITIC Merchant na China, em Hong Kong, nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.  Além disso, está presente em 23 países da Ásia, África e América Latina.

Câmara

compartilhe

A publicidade é a vida do negócio
Aumente suas possibilidades
Se eu tivesse um único dólar