Seu portal de notícias do setor energético

Mercado global de eólica deve ultrapassar primeiro TW em 2023

Além da liberação para operação de 65 MW no RN, Aneel também concedeu duas autorizações para testes no estado (Reprodução)

O ano de 2022 foi o terceiro melhor de todos os tempos para a energia eólica. No período, a fonte energética teve um crescimento de 9% e foram adicionados 78 GW à capacidade global, que alcançou a marca de 906 GW. Os dados constam em análise da Wood Mackenzie (WoodMac) – grupo global de pesquisa e consultoria em energias, que traz ainda a previsão de que o mercado global de eólica onshore e offshore está prestes a ultrapassar a marca de 1 TW (Terawatts).

Levantamento da indústria aponta que China, Estados Unidos, Brasil, Alemanha e Suécia lideram esse ranking, representando 71% das instalações no ano passado.

Ainda segundo a WoodMac, deve contribuir para o alcance da marca de 1 TW, a forte recuperação do setor eólico chinês em 2023, que viu, no ano passado, as instalações encolherem 21% em relação a 2021.

“O mercado de energia eólica da China se recuperará fortemente em 2023, com os desenvolvedores quase dobrando a quantidade de capacidade anual, após um ano recorde para novos pedidos de turbinas eólicas no país. Ao longo da perspectiva de 10 anos, as adições anuais de capacidade na China serão em média de 80 GW e representarão 50% da nova capacidade globalmente”, afirma Luke Lewandowski, diretor de pesquisa da Wood Mackenzie.

Fora a China, o resto do mundo adicionou 44 GW em 2022, uma queda de 4% em relação ao ano anterior. Contribuiu para o resultado a combinação de inflação e interrupção da cadeia de suprimentos, fazendo com que mais de 3 GW de projetos atrasassem.

“No entanto, com clareza política, aprovação e investimento em projetos de transmissão e desenvolvimento da cadeia de suprimentos nascente do mercado offshore, as adições anuais se intensificarão e atingirão uma média de 20 GW por ano de 2026 a 2032”, acrescenta.

Câmara

compartilhe

A publicidade é a vida do negócio
Aumente suas possibilidades
Se eu tivesse um único dólar