Seu portal de notícias do setor energético

Minas Gerais lidera ranking de produção de energia solar

Investimentos devem ser feitos, principalmente, em energia solar e eólica (Reprodução)

Minas Gerais é o Estado que mais produz energia solar no país, segundo dados levantados em março de 2023 pelo Sistema de Informação de Geração da ANEEL (SIGA). O Estado é o primeiro em geração centralizada (GC), produzindo mais de 2GW (gigawatts) de energia. Já em geração distribuída (GD) é o segundo colocado, com mais de 2,46GW, ficando atrás apenas de São Paulo, que possui 2,8GW.

Ainda segundo dados da Agência, a região Sudeste é responsável por mais de 33% na produção de Geração Distribuída. Também houve um aumento na  geração de energia solar distribuída no estado mineiro de mais de 74% em relação ao ano passado. Todos os 853 municípios já possuem GD.

A Energy Brasil, maior franqueadora de energia solar do país, possui 23 franquias na região mineira, espalhadas por 12 cidades, que juntas representam mais de 6% do faturamento da marca.

Para Túlio Fonseca, CEO da Energy Brasil, alguns motivos explicam o aumento pela demanda de energia solar no local, como: o barateamento dos kits fotovoltaicos, maiores opções de parcelamentos, aumento da demanda por conta da lei 14.300 e encarecimento das tarifas energéticas na região. O executivo ainda acredita que a geração distribuída deve continuar aumentando.

“Esperamos que a energia solar continue crescendo em Minas. Estamos preparados para acompanhar esse aumento”, comentou.

 

 

Fonte: Correio de Minas

Câmara

compartilhe

A publicidade é a vida do negócio
Aumente suas possibilidades
Se eu tivesse um único dólar