Uma missão empresarial liderada pela Redepetro RN e o Sebrae no Rio Grande do Norte está em Calgary, no Canadá, onde participa da Global Energy Show, principal evento de energia da América do Norte. O grupo foca na aproximação comercial com potenciais parceiros canadenses e na busca por novas tecnologias que possam elevar a competitividade nos negócios locais. O evento teve início no dia 13 e encerra nesta quinta-feira (15).
Calgary, maior cidade da província canadense ocidental de Alberta, é reconhecida pelo trabalho de recuperação de poços de petróleo em campos maduros (aqueles que estão em atividade há 25 anos ou mais e/ou têm produção igual ou superior a 70% das reservas provadas).
A ideia da missão empresarial é buscar inspiração nas experiências exitosas registradas no Canadá para replicar no Rio Grande do Norte, especialmente na região de Mossoró, onde também há ocorrência de campos maduros.
“A produção de petróleo aqui em Calgary também é onshore (em terra), semelhante ao que ocorre em Mossoró e na região Nordeste do Brasil. Aqui eles exploram petróleo há mais de cem anos e tem várias tecnologias, know how muito maior que o nosso, e isso faz com que a gente possa aprender mais, especialmente sobre a produção, mesmo depois de tantos anos de exploração (campos maduros), como o que tem ocorrido na nossa região”, pontua Criste Jones, vice-presidente da Redepetro RN.
Intercâmbio
A missão de empresários potiguares na Global Energy Show conta com o suporte do Consulado do Canadá, que também intermedia a participação de empresas canandenses na oitava edição do Mossoró Oil & Gas Expo (Moge), maior evento do onshore brasileiro, que ocorrerá em novembro, em Mossoró.
De acordo com o gestor de Petróleo, Gás e Energia do Sebrae RN, Robson Matos, a expectativa é de que ao menos 15 empresários do Canadá participem do Moge. Ele explica que, além de apresentar casos de sucesso, a participação fomenta o desenvolvimento de novas parcerias comerciais.
“Tivemos um evento promovido pelo Centro de Comércio da América Latina no Canadá, onde fizemos o convite oficial ao Governo de Alberta/Canadá, para que participem do Moge, assim como o Governo da Argentina, que estava presente no evento. A receptividade foi muito positiva e acreditamos que teremos uma troca de experiências muito proveitosa. E mais que isso, poderemos prosperar em termos de novos negócios, com a aproximação comercial firmada entre empresários dos países convidados”, destaca Matos.
Programação
Além de participar das exposições e conferências estratégicas na Global Energy Show, o grupo de empresários potiguares realizou visitas técnicas e conheceu centros de tecnologias. Embora o petróleo esteja entre um dos principais temas debatidos, o evento também debate a transição energética, com espaços de debate sobre hidrogênio, energia eólica, energia solar, petroquímica, gás, eletrificação e energia nuclear.
A Global Energy Show conta com mais de 600 expositores em cinco áreas de exposições. No espaço, os visitantes encontram as maiores inovações e soluções da América do Norte para as questões atuais em toda a cadeia de valor de energia.