Seu portal de notícias do setor energético

MME quer planta piloto de H2V em todas as regiões do país

As três estratégias brasileiras para o hidrogênio foram apresentadas pelo secretário de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Barral (Foto: Tauan Alencar/MME)

O Ministério de Minas e Energia (MME) planeja disseminar plantas piloto de hidrogênio de baixa emissão de carbono em todas as regiões do Brasil nos próximos anos. A estratégia, prevista para os próximos anos, foi apresentada pelo secretário de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Barral, em audiência pública da Comissão Especial da Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (3), em Brasília.

A medida, segundo Barral, soma-se a outras duas no esforço da pasta para que o país alcance papel de protagonista no cenário da produção do hidrogênio verde. O MME também prevê consolidar o Brasil como o mais competitivo produtor de hidrogênio no mundo e consolidar hubs de hidrogênio de baixa emissão de carbono no Brasil.

Em relação às plantas piloto, o secretário afirmou que “o Brasil precisa mostrar com projetos concretos que o país consegue entregar o potencial de produção de hidrogênio que o mundo enxerga. Por exemplo, os laboratórios de hidrogênio que estão se disseminando pelo Brasil, a exemplo do que o Ministro Alexandre Silveira inaugurou Itajubá (MG) e o da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), são fundamentais para acelerar a redução de custos e exercitar as capacidades do Brasil em engenharia, cadeias de suprimento e logística, principalmente a infraestrutura que dará sustentação para projetos maiores”, destacou.

De acordo com o secretário do MME, o Brasil possui potencial técnico para produzir 1,8 gigatonelada de hidrogênio por ano. As projeções atuais também colocam o Brasil como o país com menor custo de produção.

O debate na comissão também envolveu contribuições de parlamentares e representantes dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; e de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Câmara

compartilhe

A publicidade é a vida do negócio
Aumente suas possibilidades
Se eu tivesse um único dólar