Seu portal de notícias do setor energético

Natal sediará maior congresso de energia solar do Brasil

Laboratório de Energia Solar do ISI-ER, em Natal; escolha de Natal como sede foi defendida em 2022 pelo Instituto (Foto: Renata Moura)

A capital do Rio Grande do Norte, Natal, sediará, pela primeira vez, o maior Congresso Científico de Energia Solar do Brasil (CBENS). O evento acontecerá entre os dias 27 e 31 deste mês, no Praiamar Natal Hotel & Convention, em Ponta Negra e contará com a presença de especialistas no setor de diversas regiões do Brasil e do exterior. As inscrições estão abertas no site cbens.org.br.

A programação discutirá temas que envolvem desde tecnologias e avaliação do recurso solar, até mercado, oportunidades para mulheres, relação com energia eólica e hidrogênio verde.

Estão programados minicursos, sessões técnicas com apresentações de trabalhos diversos envolvendo os principais desenvolvimentos tecnológicos e científicos na área.

Também integra a programação mesas redondas, plenárias, palestras e o Encontro das Mulheres na Energia Solar, que vai debater oportunidades e necessidade de mais igualdade e participação feminina no setor.

“Assim como em outras edições, o congresso terá debates de alto nível, sobre assuntos bastante atuais”, diz a coordenadora geral do evento e pesquisadora líder do Laboratório de Energia Solar do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Samira Azevedo.

Cidade-sede

A escolha da capital potiguar como sede foi defendida em 2022 pelo Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, durante Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira de Energia Solar (ABENS), entidade promotora do congresso.

O ISI-ER, sediado em Natal, é a principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) em energia eólica, solar e sustentabilidade.

Entre os argumentos que a instituição apresentou para conquistar a aprovação da cidade-sede estão as atividades que desenvolve na maior rede de institutos privados do Brasil para PD&I da indústria – a rede de Institutos SENAI de Inovação – o alinhamento dessa atuação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, potenciais locais para visitas técnicas durante o evento, infraestrutura hoteleira e turística.

Câmara

compartilhe

A publicidade é a vida do negócio
Aumente suas possibilidades
Se eu tivesse um único dólar