Seu portal de notícias do setor energético

Neoenergia aplica sistema digital para operação em parques

Com o uso de celulares, equipes ganham agilidade garantindo eficiência operacional e a excelência dos serviços (Divulgação)

A Neoenergia criou ferramenta móvel e digital, que funciona a partir de um aparelho celular, para inspecionar os parques eólicos e fotovoltaicos operados pela companhia. Segundo a empresa, o dispositivo denominado de O&M Renováveis Inspect, assegura mais agilidade e otimiza a gestão dos ativos. A operação resulta em mais eficiência operacional e excelência dos serviços com alto valor agregado.

O sistema O&M Renováveis Inspect foi criado pela equipe de Digitalização de Operação e Manutenção de Negócios Renováveis. Durante o trabalho nos parques eólicos, as equipes usam o celular em ambiente offline, uma vez que as turbinas estão em locais sem acesso a redes de telefonia ou internet. Quando os aparelhos alcançam o sinal de rede, os dados são automaticamente armazenados.

Anteriormente, as informações coletadas em campo eram registradas manualmente em uma ficha de inspeção. Com a ferramenta móvel, um aplicativo converte os dados em um arquivo PDF.

A ferramenta também está integrada ao sistema de registro de não conformidades. Dessa forma, as informações ficam em um ambiente centralizado, facilitando o resgate de dados em futuras auditorias.

“As informações ficam registradas de maneira simplificada. Além disso, a aplicação oferece recursos avançados, como a geração automática de relatórios e resultando em métricas que vão auxiliar na tomada de decisões”, afirma Breno Ariani, gerente de serviços de operação e manutenção de negócios Renováveis da Neoenergia.

Câmara

compartilhe

A publicidade é a vida do negócio
Aumente suas possibilidades
Se eu tivesse um único dólar