Seu portal de notícias do setor energético

Nordeste concentra 83% da energia solar e eólica do Brasil

Das usinas que iniciaram a operação, 62 são eólicas (2.006,9 MW), 55 solares fotovoltaicas (2.033,2 MW) (Foto: Reprodução)

O Nordeste é o grande responsável pela geração eólica e solar fotovoltaica do país. Com capacidade instalada de 28,3 gigawatts (GW), a região representa 82,6% da geração nacional com as duas fontes de energia. Os nove estados nordestinos também somam 10 GW em projetos em fase de construção e 79,7% das novas instalações programadas para entrar em operação no país. Os dados são da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Ainda de acordo com a agência, outros 76,2 GW de capacidade de geração já foram outorgados na região. A outorga da Aneel significa, na prática, que os projetos já estão autorizados, mas que ainda não possuem suas instalações confirmadas pelas empresas de energia.

A expectativa no Ministério de Minas e Energia (MME) é que a instalação de 30 GW de geração renovável e R$ 120 bilhões em investimentos sejam viabilizados após os três leilões de transmissão de energia da agência previstos para ocorrer em 2023 e 2024.

O primeiro deles, programado para 30 de junho, compreende um total de 6,1 mil quilômetros de linhas de transmissão voltadas ao escoamento da energia renovável produzida no Nordeste para os centros consumidores no Sudeste. O segundo leilão, previsto para outubro, interligará a região com o Centro-Oeste e o Sudeste. O terceiro ainda não teve seu edital publicado.

 

 

Com informações do Valor

compartilhe

A publicidade é a vida do negócio
Aumente suas possibilidades
Se eu tivesse um único dólar