A Neoenergia Cosern inaugurou nesta terça-feira (30), a Subestação Elétrica Lagoa Nova do Seridó – a primeira da distribuidora na Serra de Santana e a 78ª no Rio Grande do Norte. A nova central de distribuição reforça o fornecimento de energia para 36 mil consumidores de cinco municípios do Seridó Potiguar. Segundo a empresa, o investimento na obra foi de R$ 18,3 milhões.
Além das cidades de Lagoa Nova, Cerro Corá e Bodó, a subestação Lagoa Nova do Seridó beneficiará moradores nas zonas rurais de Currais Novos e Tenente Laurentino Cruz.
“Ao longo de 2022, ampliamos nossos investimentos no Rio Grande do Norte com o objetivo de aprimorar nossa prestação de serviço. Procuramos estar cada vez mais próximos da população, dos empresários e das indústrias instaladas em todas as regiões sempre com foco na qualidade e segurança. A população de Lagoa Nova e da Serra de Santana como um todo ganha um reforço de alto nível para o fornecimento de energia na região”, destaca Fabiana Lopes, diretora-presidente da Neoenergia Cosern.
Sobre a subestação
A Subestação Lagoa Nova do Seridó é atendida por uma linha de distribuição em Alta Tensão (69 kV) com 7,26 quilômetros de extensão, capacidade instalada de 10/12,5 MVA e comporta até cinco alimentadores em Média Tensão (13,8 kV).
Ainda de acordo com a Neoenergia Cosern, todas as 78 subestações da Neoenergia Cosern espalhadas pelo Rio Grande do Norte são dotadas de equipamentos de alta tecnologia de automação que possibilitam a operação e o monitoramento online e a distância da qualidade e da continuidade do fornecimento de energia elétrica. Tudo é controlado pelo Centro de Operações Integradas (COI) no Edifício Sede, em Natal, que faz a gestão das Subestações e da Rede de Distribuição em todo o território potiguar.
Além dessas Subestações “fixas”, a Neoenergia Cosern conta com quatro Subestações Móveis posicionadas em regiões estratégicas do estado para realizar manutenções preventivas, obras de reforço e atendimentos emergenciais nas demais Subestações.