Seu portal de notícias do setor energético

Onip anuncia apoio à Petrobras na exploração da Margem Equatorial

Karine Fragoso é diretora da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) (Cedida)

A Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), emitiu nota em apoio à Petrobras no processo de desenvolvimento da produção de óleo e de gás natural a partir da nova fronteira exploratória, conhecida como Margem Equatorial. A entidade defende que o respeito aos limites estabelecidos pelo órgão responsável pelos licenciamentos na nova área seguirá sendo observado.

“Sob a liderança da Petrobras, que desenvolveu respostas tecnológicas e econômicas aos desafios postos, e que soube compartilhar com a indústria a construção de conhecimento próprio, o Brasil é hoje líder na produção em águas profundas e ultra profundas, e é essa a experiência e competência que ela coloca à disposição, mais uma vez, em benefício do país como um todo, diz a nota.

Ainda em relação às divergências existentes no aspecto ambiental da exploração na Margem Equatorial, a Onip lembra que, as atuais e melhores condições de monitoramento serão aliadas no processo de conservação ambiental.

“A obrigação de conservação ambiental e segurança operacional não é nova ou menos importante, assim como foi em todo o histórico de produção nacional. Atualmente, existem melhores condições de monitoramento e acompanhamento baseadas em ferramentas disponíveis e avanço tecnológico”, pontua.

Benefícios

A nota ressalta ainda a importância de parcerias na construção de respostas para melhores tomadas de decisão em torno da exploração da Margem Equatorial.

“as respostas necessárias deverão ser construídas em conjunto como uma parceria em prol de uma população que também merece ser beneficiada com acesso à informação que proporcione a melhor tomada de decisão. As rendas geradas pelas atividades petrolíferas poderão permitir o conhecimento de nossas riquezas, de nossa biodiversidade, e o endereçamento de recursos para a proteção animal e florestal. Exemplos de ações em linha com a proteção ambiental estão espalhados pelos territórios em que se encontram atividades desses mercados”, detalha.

Além disso, segundo a Onip, a criação de postos de trabalho que poderão ser fixados localmente contribuem com a melhoria da condição de vida da população do entorno, melhorando a distribuição de renda e permitindo arrecadação que viabilize a construção das infraestruturas básicas necessárias de apoio à sociedade local.

“Na certeza de que saberemos avançar na construção das respostas necessárias para a transformação da Margem Equatorial numa realidade exploratória que nos permita cuidar e aprofundar nossos conhecimentos sobre nossas riquezas, nos colocamos à disposição para contribuir no processo em prol de um ambiente favorável à indústria brasileira e seus trabalhadores”, conclui a nota.

compartilhe

A publicidade é a vida do negócio
Aumente suas possibilidades
Se eu tivesse um único dólar