O secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Haitham AI Ghais, afirmou nesta segunda-feira (26), que a demanda global de petróleo aumentará em 23% e alcançará a marca de 110 milhões de barris por dia até 2045.
A afirmação foi feita no discurso de inauguração da conferência de energia Energy Asia, realizada em Kuala Lumpur, na Malasia. Segundo Al Ghais, “o petróleo é insubstituível no futuro próximo”. Ele acrescentou ainda que, apesar da transição energética, o petróleo representará “cerca de 29% do mix de energia até lá”.
O secretário-geral ainda afirmou que é necessário haver uma expansão massiva de energia renovável para que a economia global dobre de tamanho, diante da previsão que a população mundial atinja 9,5 bilhões de pessoas até 2045.
A Opep projetou um investimento de US$ 12,1 trilhões – US$ 500 bilhões por ano entre 2023 e 2045 apenas no setor de petróleo.
Em abril, a Opep havia anunciado um corte na produção de petróleo em até 1,6 milhão de barris por dia, como uma extensão das reduções que a Rússia fez. O país havia reduzido a produção em 500 mil barris por dia de março a junho, mas deve manter a medida até o final de 2023.