A multinacional francesa GreenYellow anunciou, nesta sexta-feira (13), que vai construir quatro usinas solares no Nordeste, que somam 26,4 MWp. O valor do investimento não foi revelado. O negócio é fruto de um acordo com a Exata Energia, empresa do grupo Prime Energy. Os projetos foram desenvolvidos na modalidade de geração distribuída e estão localizados nos estados da Bahia, Piauí e Ceará.
Segundo a companhia, a previsão é que os empreendimentos, que possuem o benefício do desconto no uso da rede até 2045 (GD 1), entrem em operação no terceiro trimestre de 2024.
A energia será contratada junto à Exata para comercialização junto aos seus clientes. A expectativa de geração anual, de cerca de 51 MWh, deve atender a aproximadamente 2 mil empresas nas regiões atendidas pelas concessionárias Coelba, Equatorial Piauí e Enel Ceará.
De acordo com Leonardo Midea, CEO da Prime Energy, a companhia projeta operar 500 MWp em energia solar até 2024.
“Somos pioneiros no segmento de GD no Brasil, com destaque para a gestão focada nas grandes empresas varejistas e de telecomunicações, expandindo agora, em colaboração com a GreenYellow, para a geração distribuída compartilhada”, disse em entrevista ao jornal Valor Econômico.