A EDF Renewables, empresa especializada em energia renovável, iniciou a operação comercial da fase 1 do Parque Eólico Serra do Seridó, localizado nos municípios de Junco do Seridó, Santa Luzia, Salgadinho e Assunção, na Paraíba. Cerca de 20% da energia da primeira fase do projeto foi comercializada no Leilão de Geração 04/2019 para o segmento regulado e o restante pela celebração de PPAs no mercado livre.
O empreendimento conta 44 aerogeradores e capacidade instalada de 242 MW. O investimento no complexo é de aproximadamente R$ 1,4 bilhão, financiado pelo Banco do Nordeste e pelo Banco do Brasil (repassador do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste – FDNE).
Segundo a companhia, a construção da fase 1 do parque eólico contou com a implantação de um plano de contratação e capacitação de mão de obra local. Mais de 900 pessoas foram contratadas durante a construção, sendo mais de 30% das proximidades do empreendimento.
O CEO da EDF Renewables Brasil e VP LATAM, André Salgado, comemora a inauguração do parque eólico e reitera os benefícios econômicos e ambientais do empreendimento.
“Estamos orgulhosos com a entrada em operação comercial desta primeira etapa de Serra do Seridó. É um marco relevante para a EDF Renewables por ser o nosso primeiro parque no estado da Paraíba. Além da geração de energia a partir de uma fonte sustentável, o empreendimento traz benefícios significativos para a economia local, na geração de centenas de empregos diretos e indiretos ao longo de suas fases de implantação e operação”, pontua.
O Parque Eólico Serra do Seridó é o primeiro empreendimento da EDF Renewables no estado da Paraíba e sua expansão já está em construção. Com a segunda etapa do projeto, o complexo corresponderá ao maior empreendimento da companhia na América do Sul. A estimativa é que as duas fases evitarão a emissão anual de cerca de 400 mil toneladas de CO2, o equivalente à emissão de mais de 160 mil carros em circulação por ano.