Seu portal de notícias do setor energético

Petrobras cria diretoria de transição energética

Ex-presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, comandará a nova diretoria de Transição Energética e Energias Renováveis da Petrobras (Reprodução)

A Petrobras anunciou, nesta segunda-feira (10), a criação da Diretoria de Transição Energética e Energias Renováveis. A novidade integra uma série de adequações adotadas pela estatal dentro do programa de reestruturação da cadeia de comando e inclui ainda extinção de diretoria e mudanças de denominações em alguns departamentos.

O novo setor coordenará as atividades de descarbonização, mudanças climáticas, novas tecnologias e sustentabilidade. Entre as atribuições está também as atividades comerciais de gás natural. A Diretoria de Transição Energética e Energias Renováveis será comandada pelo pesquisador Maurício Tolmasquim.

Tolmasquim possui vasta experiência na área de energias. Professor titular da COPPE/UFRJ, ele foi presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) entre 2004 e 2016. Também foi secretário executivo de Minas e Energia. Também participou do grupo técnico de Minas e Energia durante o Governo de Transição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre novembro e dezembro de 2022.

Outras mudanças

Dentro das adequações previstas na reestruturação, está na Diretoria de Desenvolvimento da Produção, ocupada por Carlos José do Nascimento Travassos, que passa a ser denominada de Diretoria de Engenharia, Tecnologia e Inovação. A ela será incorporado o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo A. Miguez de Mello (Cenpes), unidade responsável por conduzir as principais pesquisas científicas e tecnológicas da petroleira.

Outra mudança ocorre na Diretoria de Refino, Gás e Energia que se chamará Diretoria de Processos Industriais e Produtos. O setor, comandado por William França da Silva terão incluídos os derivados do refino de petróleo e os derivados de gás e biocomponentes. Já a Diretoria de Comercialização e Logística, ocupada por Claudio Romeo Schlosser, será denominada de Diretoria de Logística, Comercialização e Mercados.

Extinção

A reestruturação na cadeia de comando inclui ainda a extinção da Diretoria de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade. Por outro lado, a estatal anunciou a criação da nova Diretoria de Gestão Corporativa, que terá o comando de Clarice Coppetti. O setor administrará os processos internos de gestão de pessoas, saúde, meio ambiente e segurança (SMS) e serviços compartilhados. Também estarão submetidos à nova diretoria a estrutura de transformação digital e tecnologia de informação.

Ainda de acordo com a Petrobras, Carlos Augusto Barreto seguirá responsável pela área de Transformação Digital. As gerências executivas de Comunicação e Marcas, responsabilidade social e relacionamento externo ficarão diretamente ligadas à Presidência da companhia.

Sem alteração

De acordo com a estatal, não haverá estão mantidas as Diretorias de Exploração e Produção e Governança e Conformidade. E a Diretoria Financeira e de Relacionamento com Investidores, ocupada por Sergio Caetano Leite, será responsável pela área de Gestão de Portfólio.

Câmara

compartilhe

A publicidade é a vida do negócio
Aumente suas possibilidades
Se eu tivesse um único dólar