Seu portal de notícias do setor energético

Petroleira anuncia 1ª descoberta de petróleo na Bacia de Campos

Poço bem-sucedido no prospecto Maracanã é parte da segunda fase da revitalização do Campo de Frade, que a PRIO opera desde 2019 (Reprodução/PRIO)

A Petro Rio S.A. (PRIO) divulgou nesta segunda-feira (8) que fez sua primeira descoberta de petróleo. A companhia encontrou indícios de óleo no prospecto Maracanã, localizado a 6 km do FPSO Valente, na Bacia de Campos. A descoberta faz parte da segunda fase da revitalização do campo de Frade, que a companhia opera desde 2019.

Segundo a PRIO, o poço 3-PRIO-1-RJS apresentou uma coluna de 36 metros de óleo (net pay) no objetivo primário (arenito do Eoceno), com rocha de 28% de porosidade e pressão inicial original. Além disso, também foi encontrado indício de óleo no objetivo secundário (arenito do Mioceno) com porosidade de 29%.

A companhia informou que vai aprofundar os estudos técnicos em ambos os objetivos, podendo inclusive perfurar mais um poço de extensão, para delimitar a área e o volume (VOIP) das acumulações. Se comprovadas economicamente viáveis, elas poderão abrir caminho para mais uma frente de desenvolvimento no campo de Frade.

O campo de Frade produziu em média 13 mil barris de óleo equivalente por dia em abril deste ano, segundo dados da ANP. A PRIO detém 100% dos direitos de exploração e produção do campo, que foi adquirido da Chevron em 2019.

Além do campo de Frade, a companhia também opera os campos de Polvo e Tubarão Martelo, na Bacia de Campos, e o campo de Manati, na Bacia de Camamu-Almada.

Câmara

compartilhe

A publicidade é a vida do negócio
Aumente suas possibilidades
Se eu tivesse um único dólar