Seu portal de notícias do setor energético

Petroleiras fecham acordo para acesso ao processamento de gás no ES

De acordo com a petroleira, produção média diária no período foi de 28,3 mil boe (Divulgação)

A Petrobras iniciou, nesta terça-feira (4), a operação do contrato de processamento de gás natural celebrado com a empresa 3R Petroleum, para acesso à infraestrutura de processamento na Unidade de Tratamento de Gás Natural de Cacimbas (UTGC), localizada no município de Linhares (ES). A iniciativa torna possível o acesso ao mercado dos volumes de gás natural produzidos pela 3R no Campo de Peroá, na Bacia do Espírito Santo.

Segundo a 3R Petroleum, o volume de gás produzido em Peroá em maio de 2023 foi de 650 mil m³/dia. Com a medida, a Petrobras passa a ter contratos de acesso vigentes em todas as plantas de processamento onde houve manifestação de interesse de outras empresas.

Atualmente, a companhia possui contratos de compartilhamento de capacidade de processamento na UTG-Catu, no município de Catu (BA); na UTGCA, em Caraguatatuba (SP); UTGCAB em Macaé (RJ), além da UTGC- Cacimbas, em Linhares (ES). A única unidade conectada à malha integrada que não tem contrato de compartilhamento é a UTG Sul, em Anchieta (ES), por ausência de manifestação de interesse.

Com esses contratos, a empresa já disponibiliza acesso a infraestruturas de processamento com capacidade total de mais de 60 milhões de m3/dia. E os investimentos da Petrobras em novas infraestruturas agregarão uma capacidade de até 21 milhões m³/dia em processamento de gás nacional com a entrada do Projeto Integrado Rota 3, previsto para o ano que vem, que também conta com contratos de processamento celebrados.

As manifestações de interesse podem ser realizadas seguindo os procedimentos descritos no site criado especificamente para as ofertas de processamento, disponível neste endereço eletrônico.

compartilhe

A publicidade é a vida do negócio
Aumente suas possibilidades
Se eu tivesse um único dólar