A Petrobras lançou, ontem (10), o Polo Regional da Universidade Petrobras no Rio Grande do Norte. O projeto visa a análise e implementação de projetos relacionados à energia eólica e solar, aproveitando as vastas áreas disponíveis no estado. a ideia, segundo a estatal, é fazer parte do desenvolvimento de um ecossistema sustentável onde construirá um hub de projetos de energia eólica.
Ainda de acordo com a companhia, o novo Polo Regional da Universidade Petrobras criará condições e oportunidades para a formação de parcerias com instituições de ensino locais, associações profissionais e outras empresas da região.
A Petrobras está construindo uma importante parceria técnica com o Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN, em Natal, com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Faculdades de Energias Renováveis em Natal e Mossoró. Além disso, o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) é uma instituição de referência na área de energias renováveis no Rio Grande do Norte, oferecendo cursos, projetos e serviços de pesquisa e desenvolvimento.
Segundo a Petrobras, parcerias estratégicas poderão promover uma rica troca de conhecimento, compartilhamento de recursos e colaboração em projetos de pesquisa e desenvolvimento. A presença da UP na região permitirá uma melhor compreensão de necessidades locais. A ferramenta favorecerá o desenvolvimento de programas de treinamento mais adequados à realidade da região. Isso pode incluir aspectos técnicos específicos, requisitos regulatórios e cultural, possibilitando abordagens adaptadas às características da região.
Durante o lançamento, estiveram presentes o gerente Executivo de Gestão Integrada de Transição Energética, Cristiano Levone de Oliveira e o gerente Geral da Universidade Petrobras, Antonio Felipe Flutt. O evento reuniu representantes de instituições educacionais do estado, como universidades, institutos e grupos de pesquisa, além de representantes da Secretaria de Educação do Governo do RN e da FIERN.