Seu portal de notícias do setor energético

RN alcança maior expansão da matriz elétrica em setembro

No Brasil, expansão da matriz elétrica ultrapassa os 7 GW em 2023, segundo Aneel (Foto: Reprodução/Aneel)

O Rio Grande do Norte alcançou a maior expansão da capacidade instalada na matriz elétrica brasileira no mês de setembro, com 114 MW de crescimento. São Paulo obteve o segundo maior crescimento, com 40,1 MW. As informações constam em levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), divulgado nesta segunda-feira (9). Segundo o documento, o Brasil acaba de ultrapassar a marca de 7 GW de capacidade instalada em 2023.

Ainda de acordo com dados da Aneel, no acumulado deste ano, o Rio Grande do Norte possui a segunda maior capacidade instalada entre os estados, com 1.778,5 MW. Está atrás apenas de Minas Gerais, que possui 1.815,7 MW. A Bahia ocupa a terceira colocação, com 1.775,3 MW.

As plantas eólicas e solares somam 89,2% da capacidade instalada no ano, com 6.366,3 MW dos 7.136,5 MW instalados em setembro. As usinas com operação iniciada este ano estão localizadas em 18 estados de todas as regiões brasileiras.

Potência fiscalizada

Dados do Sistema de Informações de Geração da Aneel (Siga) apontam também que o Brasil somou 195.718,1 MW de potência fiscalizada. Desse total em operação, ainda de acordo com o Siga, 83,8% das usinas são consideradas renováveis.

A Aneel atualiza diariamente os dados de geração do país por meio do Siga. Ele apresenta dados de usinas em operação e de empreendimentos outorgados em fase de construção.

Câmara

compartilhe

A publicidade é a vida do negócio
Aumente suas possibilidades
Se eu tivesse um único dólar