Seu portal de notícias do setor energético

RN: Aneel libera mais 13,5 MW de energia eólica para testes

Com as novas autorizações da Aneel, RN já soma cinco liberações no período inferior a um mês (Reprodução)

O Rio Grande do Norte conta com mais 13,5 MegaWatts (MW) de capacidade instalada em energia eólica liberados para operação em teste. A liberação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), publicada na última sexta-feira (19), se refere às unidades geradoras da eólica Ventos de Santa Léia 02, 04 e 13, localizadas na Região central potiguar.

Esta é a segunda liberação da Aneel em menos de 15 dias. No último dia 10, a agência liberou mais duas operações para testes no Rio Grande do Norte: três unidades do Parque Acauã III, pertencentes à Aliança Energia, com equipamento localizado nos municípios de Lagoa Nova, Santana do Matos e São Vicente, somando 12,6 MW; e uma unidade do parque Cajuína A5 (AES Brasil), que soma 5,8 MW e está instalada entre os municípios de Angicos e Fernando Pedroza, também na Região Central do estado.

Operação comercial

Também em 10 de maio, a Aneel liberou a operação comercial de 65 MW no estado. Deste total, 50,4 MW são referentes a 12 aerogeradores dos parques Anemus 1 e 2 (2W Ecobank), localizados nos municípios potiguares de Currais Novos e São Vicente. Foram liberadas, ainda, três turbinas da EOL Ventos de Santa Leia 5, outorgadas à Casa dos Ventos e instaladas no município de Caiçara do Rio do Vento, que soma 13,5 MW.

Câmara

compartilhe

A publicidade é a vida do negócio
Aumente suas possibilidades
Se eu tivesse um único dólar