Seu portal de notícias do setor energético

RN e Ocean Winds reforçam parceria para projetos eólicos

A cerimônia de assinatura do aditivo entre a governadora Fátima Bezerra e o CEO da Ocean Winds, Bautista Rodriguez, ocorreu durante o evento Brazil Windpower, nesta terça-feira (12), em São Paulo. (Foto: Divulgação)

A Ocean Winds, empresa internacional dedicada à energia eólica offshore reforçou a parceria com o Governo do Rio Grande do Norte através da assinatura de um aditivo ao Memorando de Entendimento (MoU) assinado entre as partes em 2021. O documento foi elaborado para formalizar a colaboração estratégica destinada ao desenvolvimento de projetos de energia eólica offshore no Estado. A cerimônia de assinatura do aditivo entre a governadora Fátima Bezerra e o CEO da Ocean Winds, Bautista Rodriguez, ocorreu durante o evento Brazil Windpower, nesta terça-feira (12), em São Paulo.

O Rio Grande do Norte é conhecido pelos recursos eólicos fortes e confiáveis. A localização costeira da região oferece um ambiente privilegiado para o aproveitamento da energia eólica offshore, que pode fornecer uma fonte estável e consistente de energia renovável. Nesse sentido,

A Ocean Winds busca, atualmente, a licença para o próximo projeto do Rio Grande do Norte: Maral (2 GW). As condições favoráveis, com abundância de recursos eólicos e localização privilegiada são alguns dos atrativos do estado para o desenvolvimento de projetos de energia eólica offshore.

Segundo a empresa, o objetivo da colaboração estratégica entre a Ocean Winds e o Rio Grande do Norte é estabelecer um marco regulatório e condições propícias ao desenvolvimento conjunto de projetos de energia eólica offshore no Estado. O programa de colaboração previsto no MoU inclui o planeamento e a execução coordenados de ações, bem como a troca de informações entre as partes interessadas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Jaime Calado, reforçou o comprometimento do estado na transição energética e a importância da parceria com a Ocean Winds para o processo.

“O Rio Grande do Norte está comprometido com a transição energética, sendo o estado que mais avançou na geração de energia renovável nos últimos 10 anos. Temos uma nova fronteira a explorar, que é a energia eólica offshore, e acreditamos que a Ocean Winds é o parceiro certo para isso”, pontuou.

Para Rafael Munilla, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Ocean Winds, a parceria é representa o compromisso da OW em desenvolver a energia eólica offshore no Estado, alinhado com os objetivos regionais de aumentar a segurança energética e diversificar o mix energético.

“Estamos orgulhosos de iniciar esta parceria com o Estado do Rio Grande do Norte, com o objetivo de garantir que nossos projetos eólicos offshore no Estado tenham o melhor impacto regional, apoiem a transição energética e proporcionem oportunidades a longo prazo. Para nós da OW, é sempre uma prioridade incentivar a criação de uma indústria que seja sustentável, com foco em oportunidades de emprego locais diretas e indiretas”, destacou.

A Ocean Winds é líder no setor eólico offshore e desenvolve projetos com cerca de 17 GW, em sete países.

Câmara

compartilhe

A publicidade é a vida do negócio
Aumente suas possibilidades
Se eu tivesse um único dólar